top of page
Buscar

7 dicas que ajudarão você a planejar um quarto confortável e aconchegante

O quarto basicamente é o nosso lugar de paz e tranquilidade, é um lugar de repouso e descanso, uma espécie de santuário para todos. É nele onde relaxamos e aproveitamos parte do nosso tempo em casa. Para quem está pensando em aproveitar ao máximo o espaço do cômodo, uma boa dica é investir em um quarto planejado.

Todos que pretendem reformar ou transformar um quarto precisam saber que não é uma tarefa tão simples quanto parece encaixar móveis já prontos em um novo espaço, os quartos planejados trazem mais comodidade neste sentido, fora as muitas possibilidades de personalização para o seu gosto ou para o gosto do casal.

Um quarto planejado pode ser a melhor alternativa para aproveitar ao máximo cada cantinho e garantir um ambiente personalizado e multifuncional, afinal de contas, o quarto tem que ser confortável tanto para uma boa noite de sono quanto para outros momentos de descanso.

Para ajudar você a montar o quarto perfeito, reunimos aqui algumas dicas práticas para te ajudar a planejar o seu quarto ideal, continue a leitura e confira!


1. Organize as suas expectativas


Existem algumas perguntas fundamentais a serem respondidas neste momento de planejamento e uma delas é saber o que você espera do seu futuro quarto. Antes de pensar nos tipos de móveis e na decoração do ambiente em si, é preciso uma boa análise, principalmente se tratando de um quarto para um casal, onde a opinião e desejos de duas pessoas devem ser levadas em consideração.

Esse é o momento de analisar a sua rotina ou a rotina do casal, buscar referências sobre os estilos de móveis, entender quais as funções desejadas e chegar a consensos. Desse modo é possível transmitir adequadamente as expectativas e chegar a um ótimo resultado final.


2. Tenha um bom planejamento


Para planejar o seu quarto ideal, um dos primeiros passos é medir todo o espaço do cômodo e fazer uma espécie de planta do lugar. Identifique o local da porta, das janelas, o espaço necessário para abri-las e a posição das suas tomadas, não se esqueça de marcar também onde deseja que seus móveis planejados fiquem.

É fundamental entender as dimensões e detalhes do quarto para fazer um bom projeto para seu quarto, e esse mapa vai te ajudar a planejar a posição dos móveis corretamente no futuro e a evitar dores de cabeça. Busque ajuda profissional se preciso nesta fase.


3. Planeje bem os seus custos


Os valores dos seus investimentos em um quarto planejado podem variar de acordo com o tamanho de seu cômodo e suas necessidades com relação a ele. Para evitar contratempos financeiros, é fundamental saber quais os móveis que serão projetados, os materiais que serão utilizados e outros importantes fatores que precisam ser analisados com calma.

Na hora de fazer seu planejamento financeiro para esse projeto, não se esqueça de levar em conta que ambientes planejados têm maior durabilidade por conta de sua altíssima qualidade da matéria e ainda valorizam e muito o seu imóvel, o que faz com que seu investimento seja mais vantajoso.


4. Pense na Iluminação


A iluminação do quarto é um ponto que muitas pessoas acabam não dando tanta atenção na hora de planejar um cômodo, se trata de um detalhe sutil, mas muito importante para a harmonia e conforto de modo geral.

Para o quarto é bastante vantajoso ter mais de um ponto de iluminação. Geralmente temos a luz geral no teto e uma luz pontual na cabeceira da cama ou até mesmo em uma penteadeira. É importante que essas luzes não sejam fortes demais, para não deixar o ambiente pouco aconchegante.

Quanto ao tipo de luz, não existe um grande mistério, para um clima mais pessoal, a melhor escolha são lâmpadas mais “quentes”, ou seja, de luz amarelada, que traz mais aconchego e conforto para o ambiente.


5. Escolha as cores e texturas do ambiente


Outra escolha relevante diz respeito ao visual do quarto é sobre quais serão as cores e as texturas predominantes em seus móveis planejados. Para tomar esta decisão, leve em conta a iluminação que escolheu para seu cômodo, a harmonização com o restante da casa e os seus gostos pessoais.

Uma boa dica para quem tem muitas dúvidas, é buscar por cores que sejam mais neutras e por padrões mais naturais, pois são mais fáceis de agradar diferentes estilos. Enquanto as tonalidades mais claras ajudam a ampliar o espaço. Você pode deixar para dar aquele toque de cor em objetos decorativos que tem a sua cara e a sua personalidade.


6. Defina quais os móveis serão necessários para seu quarto planejado


Uma das fases mais importantes, sem dúvidas, é o momento da decisão sobre quais serão os móveis feitos sob medida do quarto. Móveis como a cama, mesa de cabeceira, guarda-roupas ou mesmo os armários do closet, são alguns dos principais móveis que vão compor o seu quarto e o momento de escolhê-los, merece muita atenção.

A cama é um dos pontos centrais do quarto e deve ser um dos primeiros itens a ser planejado, levando em consideração o fato de ser o ponto focal do cômodo. Uma boa opção também, principalmente para cômodos menores, é fazer a base da cama sob medida com gavetões embutidos, aproveitando assim o espaço para guardar roupas de cama ou toalhas por exemplo.


7. Aposte na multifuncionalidade


Como você provavelmente já sabe, os móveis planejados permitem criar e desfrutar da multifuncionalidade dos mesmos, desse modo, mesmo com o seu espaço sendo pequeno, existe a possibilidade de ter uma peça com mais de uma função ocupando pouco espaço e ao mesmo tempo, cheia de estilo e com a sua cara.


Conclusão


Não se esqueça que no momento de planejar o seu quarto, os seus gostos e as suas necessidades devem ser priorizados. Agora é só aproveitar todas essas dicas e planejar o seu cantinho de descanso e conforto da melhor forma, seja este quarto individual ou compartilhado.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele te ajude no planejamento do quarto ideal. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou esteja interessado em saber um pouco mais sobre quartos planejados, clique aqui e entre em contato conosco para mais informações, estamos à disposição.

Grande abraço e até a próxima!

0 comentário
bottom of page