top of page
Buscar

Ambientes planejados e bem-estar: Tudo que você precisa saber

Poder chegar em casa e encontrar um espaço confortável, organizado, adaptado às suas necessidades, com a sua identidade e muito aconchego, proporcionando um bem-estar para toda a família é um sonho.

Quem não gostaria de morar em um espaço pensado de acordo com suas necessidades? Nos dias de hoje é cada vez mais comum ver pessoas interessadas em adaptar a moradia ao perfil dos moradores e estilo de vida de cada um. Isso pode ser feito facilmente por meio de projetos de ambientes planejados.

Essa solução permite melhorar algumas características do seu lar, otimizando os espaços e trazendo mais personalidade aos cômodos. A combinação desses benefícios impacta positivamente na rotina dos moradores, proporcionado conforto e bem-estar.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre as vantagens dos ambientes planejados e sua influência no bem-estar, preparamos um conteúdo completo para você, continue a leitura e confira!

Afinal de contas, o que é um ambiente planejado?


Planejar um ambiente é diferente de decorá-lo, pois exige alguns cuidados que vão além da estética e da aparência do local. Um ambiente planejado é todo pensado e desenhado para trazer conforto e comodidade para os moradores com móveis desenvolvidos sob medida para o local.

Na hora de pensar em um ambiente planejado, o cliente e os profissionais devem considerar a rotina, os hábitos, os gostos e até mesmo o que os moradores valorizam em seu dia a dia.

O que para uma pessoa de determinada família é algo indispensável, para outra pessoa de outra família pode ser algo irrelevante, e vice-versa. Dessa forma, quanto mais detalhes da rotina e necessidades dos moradores forem levados em consideração durante o planejamento, maiores as chances de sucesso no projeto.

Essa conversa entre o cliente e o profissional é fundamental para pensar e elaborar a correta disposição dos móveis no ambiente e suas funções, pensar no tipo de iluminação adequada, na mistura de cores, na organização e nos demais recursos.

Móveis sob medida

Poder definir características como os materiais, as cores, o design, o formato e o acabamento dos seus móveis é um benefício tanto para o cliente quanto para o profissional que irá trabalhar em seu projeto.

Com modelos personalizados, é possível aproveitar cada centímetro do ambiente de acordo com a área disponível, combinar todas as peças e manter um visual coerente. A mobília sob medida é uma das opções mais vantajosas quando comparada aos modelos prontos, pois possibilita adequar cada detalhe das peças.

Quanto mais a pessoa sabe o que quer, mais chances têm de transmitir as ideias certas para o profissional, esse cuidado também deve envolver a escolha dos elementos que preenchem o espaço, como armários, estantes, bancadas, prateleiras etc.

Como a organização da moradia exerce influência sobre a qualidade de vida?

A qualidade de vida está diretamente ligada à capacidade que cada um tem de dar prioridade para aquilo que julga mais importante, inclusive dentro de casa. Devemos dar prioridade ao que é realmente necessário na hora de planejar os ambientes da casa.

A qualidade de vida tem relação com a chance de desfrutar do lar e de cada um dos ambientes. É aí que a organização dos móveis faz toda a diferença, viver em um ambiente organizado, funcional e que permita realizar as atividades do dia a dia, ajuda a focar a atenção no momento presente, combatendo a ansiedade e trazendo mais prazer e bem-estar.

4 vantagens dos ambientes planejados


A personalização de um ambiente com móveis sob medida é como uma forma de planejá-lo, já que muitas vezes adquirimos um imóvel já pronto e planejado por outra pessoa.

Como já afirmamos, existem muitas vantagens de escolher planejar um ambiente, dentre essas vantagens existe o fato de ser possível adequar o ambiente ao gosto, identidade, experiência de vida e bagagem cultural da família.

Para que fiquem ainda mais claras as vantagens de escolher um ambiente planejado, selecionamos 4 para que você confira:

1. Uma maior funcionalidade

Uma das vantagens dos ambientes planejados é a funcionalidade que eles proporcionam. Nesse tipo de projeto, cada um dos elementos do ambiente é colocado em pontos estratégicos para suas devidas funções e podem até ter mais de uma função.

A praticidade que os móveis planejados proporcionam aos ambientes pode ser aproveitada em todos os cômodos da casa. Uma cozinha pequena, por exemplo, se bem planejada, pode proporcionar momentos extremamente agradáveis e muita praticidade na rotina familiar.

2. Otimização dos espaços do imóvel

Prever a posição dos móveis e outros elementos que compõe o seu imóvel é uma das melhores formas de otimizar os espaços da residência. Essa é uma das principais vantagens dos ambientes planejados, que podem ser desenvolvidos de modo a ocupar os espaços disponíveis com muita funcionalidade.

Isso significa que, ao planejar cada detalhe, você consegue aproveitar as áreas de uma forma mais inteligente. O resultado é um layout bem organizado, confortável, com estética equilibrada e um espaço de circulação adequado para a passagem dos moradores.

3. Excelente custo-benefício

O excelente custo-benefício é mais uma das vantagens de fazer móveis planejados para o seu imóvel. A qualidade do material utilizado, por exemplo, costuma ser muito superior à dos móveis prontos tradicionais, o que gera uma maior durabilidade e faz desse um bom investimento.

4. Mais bem-estar

Muitas vezes não sabemos explicar o motivo de gostarmos tanto de determinados ambientes e às vezes a resposta está na forma como aquele lugar tem muito do que nos representa, nossas vivências, experiências e a nossa história.

Assim, é esperado que os ambientes planejados também proporcionem qualidade de vida e bem-estar aos moradores, pois foram todos projetados de acordo com esses detalhes que criam pertencimento.

Conclusão

É bastante importante lembrar que a sua vivência irá definir o que representa um espaço confortável e atrativo para você. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele te ajude a tomar a melhor decisão para o seu lar.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou esteja interessado em saber um pouco mais sobre ambientes planejados? Clique aqui e entre em contato conosco para mais informações, estamos à disposição.

Abraço e até a próxima!

0 comentário
bottom of page