top of page
Buscar

Otimize espaço da melhor forma possível em seu imóvel pequeno

Por isso, o modo como os espaços da casa são utilizados também foram ressignificados, trazendo novas demandas e novas questões sobre como organizar e tornar o lar mais aconchegante, prático e funcional.

Para ajudar você, que optou por um imóvel menor, confira algumas dicas de como otimizar espaço dentro dele, continue a leitura e confira:

1. Invista em móveis planejados

A opção mais aconselhável e funcional na hora de decorar um imóvel pequeno é escolher investir em ambientes planejados, isso pode suprir suas necessidades em seu pouco espaço, trazendo praticidade e características que você deseja.

O projeto de um móvel planejado se adéqua à suas preferências e deixa o seu lar com a sua cara, fazendo de seu imóvel um local completo e feito especialmente para você.

Como os móveis planejados são fabricados a partir das medidas do próprio ambiente, ou seja, sob medida, eles vão se encaixar perfeitamente no espaço, sem sobras ou faltas, o que possibilita um melhor uso dos espaços disponíveis, sem que comprometa o seu conforto.

E não se esqueça, na hora de planejar, pense de forma proporcional, se seu imóvel é pequeno, não adianta comprar ou planejar móveis gigantes, por mais bonitos que sejam.

2. Opte por móveis multiuso ou “2 em 1”

Além da dica sobre móveis planejados, você já pensou em como pode economizar, tanto dinheiro quanto espaço, investindo em um único móvel que seja multiuso?

Móveis com mais de uma função, como sofás cama, mesas de centro que podem servir como baú, mesas que se transformam em estantes, armários embutidos com dois lados, etc.

São muitas as opções de móveis que possuem mais de uma utilidade em que você pode investir para o seu imóvel. Esse tipo de mobília irá economizar bastante o seu espaço já que um único móvel irá desempenhar mais de uma função no mesmo local.

3. Não acumule coisas desnecessárias e mantenha tudo organizado

Se você está se mudando agora para o seu novo lar ou até mesmo já mora nele faz um tempo e está repensando a decoração, a primeira, e talvez mais importante, dica é não acumular coisas que sejam desnecessárias.

Quanto menor a quantidade de objetos, roupas e pertences em geral, mais fácil será de economizar e liberar espaço em seu imóvel e para tudo o que é realmente importante para você.

O mesmo serve para os seus móveis, não guarde em dois armários o que você pode guardar em apenas um. Neste quesito, busque ser mais minimalista, isso trará mais praticidade para o seu dia a dia.

Outra questão é, mantenha a organização em todos os cômodos, isso também é fundamental para otimizar os seus espaços e evitar dores de cabeça.

4. Utilize os espaços verticais

Uma outra dica para otimizar o espaço de imóveis que são mais compactos é aproveitar ao máximo os espaços verticais, ou seja, utilizar os espaços das paredes, isso com prateleiras, ganchinhos para pendurar, etc.

Ao decorar o seu lar é importante ter em mente que quanto mais objetos e móveis sobre o chão, menor é o espaço de circulação. E menor espaço livre para circular significa maior probabilidade de esbarrar nos móveis e ter dificuldades para se locomover em sua própria casa.

Já que não se tem tanto espaço horizontal, uma opção que pode resolver o problema é utilizar os espaços verticais de seu imóvel.

Móveis verticais como cabideiros e araras podem ser uma ótima opção, além de trazer mais estilo para sua decoração. Desse modo você tira o máximo possível do caminho, abrindo espaço e trazendo personalidade aos ambientes.

5. Use a iluminação a seu favor

A iluminação interfere bastante na forma como sentimos e vemos os espaços a nossa volta. Através da luminotécnica, podemos ampliar ou até mesmo reduzir a sensação de tamanho de um ambiente, gerar a sensação de conforto ou até mesmo direcionar circulações.

Lugares mais escuros tendem a parecer bem menores do que realmente são, pois a baixa quantidade de luz acaba por esconder espaços dentro dos cômodos.

Utilize a claridade de forma estratégica e bem distribuída, seja a luz natural ou a luz interna, não economize na iluminação do seu lar para ampliar mais ainda os ambientes.

6. Decore seu imóvel de uma forma prática

Quando temos um espaço pequeno, a nossa criatividade deve ser bem grande. Os objetos de decoração que também servem como forma de organizar o ambiente são uma ótima ideia para se trabalhar a otimização do espaço..

Prateleiras suspensas, caixas, objetos verticais que servem para pendurar coisas ou até mesmo usar os espaços de forma diferente, como dispor canecas nas paredes ou em cima dos móveis da cozinha. São possibilidades criativas que vão compor e aproveitar o espaço.

Mais uma vez, optar por ambientes planejados pode ser bastante útil neste momento de planejamento da decoração. Você pode por exemplo projetar um móvel que já tenha um suporte específico para determinados objetos de decoração.


7. Elimine ao máximo as divisórias

Aproveite mais o seu espaço integrando os cômodos de seu lar. Você pode integrar a sala com a cozinha, quarto com a sala, a lavanderia com a cozinha, etc, esses são alguns exemplos de como utilizar o conceito aberto em seu imóvel.

Esses ambientes podem ser utilizados em conjunto, facilitando a organização e a circulação no dentro de seu lar, trazendo também mais facilidades para o dia a dia.

8. Use portas deslizantes

Você provavelmente já deve conhecer as portas deslizantes ou portas de correr. Esse tipo de porta dispensa aquele espaço de dentro do cômodo pois é aberta por deslizamento lateral, o que possibilita o uso desses centímetros para um fim mais útil.

Além disso, as portas de correr facilitam a integração entre os cômodos e servem como divisórias que abertas mantém o cômodo arejado, e quando fechadas dão privacidade.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas para a otimização dos espaços em imóveis pequenos. Como podemos notar, são muitas as ações que podem tornar o nosso lar mais confortável, funcional e aconchegante.

Ficou com alguma dúvida ou está interessado em saber um pouco mais sobre móveis planejados e suas muitas possibilidades para ambientes com pouco espaço? Clique aqui e entre em contato conosco para mais informações, estamos a disposição.

Abraço e até a próxima!

0 comentário
bottom of page