top of page
Buscar

Saiba como cuidar e conservar seus móveis planejados

Os móveis planejados são uma ótima alternativa para quem quer otimizar espaços, decorar de acordo com o estilo da casa e dos moradores, buscar um maior custo-benefício e que deseja ter móveis personalizados e de muita qualidade que dure por muitos anos.

Após sonhar e planejar junto a família e profissionais qualificados e escolher fazer esse investimento, é hora de saber como conservar e limpar adequadamente os seus móveis planejados, aumentando seu tempo de vida útil e garantindo que ele permaneça novo por mais tempo.

Para te ajudar a manter e cuidar do seu investimento, selecionamos algumas dicas para que você cuide de seus móveis. Continue a leitura e confira!

Tenha uma rotina de limpeza

Para manter a integridade de qualquer um de seus móveis planejados e suas cores vivas, a receita é simples, você precisa ter uma boa rotina de limpeza.

Com o tempo, a poeira deixa a superfície dos móveis sem brilho, foscas, isso se você não os limpa com uma frequência adequada. Confira as nossas dicas de limpeza:

1. Passe um pano macio e levemente umedecido

Recomendamos uma flanela limpa e levemente umedecida, de preferência 100% algodão para retirar a poeira sem que o pano tenha muito atrito com o seu móvel planejado. Isso evita que aconteçam arranhões, em seguida, passe um pano seco.

2. Não use água diretamente em seus móveis planejados

Nunca utilize a água diretamente em seus móveis planejados. Alguns móveis planejados que são feitos com madeira podem ser bastante danificados com o contato com a água, ficando estufados nos pontos de contato, já os materiais feitos de aço podem acabar enferrujando com o tempo.

3. Remova as manchas

Se surgirem manchas por algum motivo em seus móveis planejados, utilize um pano umedecido com uma solução de álcool e água em partes iguais.


4. Evite certos produtos químicos

Produtos de limpeza caseiros ou de procedência duvidosa não são indicados. Pode acabar se tratando de um produto que tenha algum componente químico que não reage bem em contato com o material usado em seu móvel, causando danos, prejudicando o tratamento do material.

Evite o contato com a água, se não puder, não coloque madeira até o chão

Evite que tenha móveis de madeira que vão até o chão em uma área úmida ou que sempre tenha contato com água. Visualmente pode ser perfeito, mas na prática você verá que não é bem assim.

Evite ao máximo qualquer contato com água, principalmente se tratando de móveis de madeira. Estar diretamente no chão em uma área que terá abundância de água e umidade é garantia de estrago, tome cuidado e preste bastante atenção.

Limpe os respingos rapidamente

Respingos de água, comidas, bebidas, produtos e óleos devem ser limpos o quanto antes de seus móveis, evitando manchas permanentes ou mais difíceis de remover.

Se esses resíduos se acumularem por muito tempo, principalmente no caso de gorduras e resquícios de alimentos, depois fica muito mais difícil removê-los, exigindo uma limpeza mais pesada, o que pode acabar danificando o seu móvel.

Evite a exposição constante a luz do sol

A luz solar intensa pode reduzir consideravelmente a durabilidade dos seus móveis, isso não irá acontecer de um dia para o outro, mas com certeza você vai notar quando eles estiverem estragando.

Os móveis de madeira merecem uma atenção ainda maior com relação a isso. Eles podem manchar e acabar desbotando muito facilmente. Tome bastante cuidado com isso.

Tenha atenção com a ventilação

Deixe os móveis em áreas ventiladas, isso evita que a umidade danifique seus móveis. Sempre que possível deixe as portas dos armários e gavetas abertas, as vezes abra a porta do banheiro também, já que é um dos locais mais úmidos da casa. Isso fará com que o ar circule e o ambiente seque mais rápido.

Evite sobrecarga de peso

O excesso de peso pode envergar partes do seu móvel com o passar do tempo. Respeite sempre a carga que ele é capaz de suportar, distribuindo o peso para evitar sobrecargas em pontos específicos.

Caso seus móveis e suas prateleiras apresentem algum envergamento, deve-se verificar a quantidade de itens guardados no móvel e as condições do mesmo. Essa é uma atitude essencial até mesmo para a segurança de toda a família, já que em alguns casos os móveis podem acabar caindo.

Tome cuidado com o manuseio

O uso diário dos móveis também pode resultar em atitudes que ajudam a conservar e cuidar dos seus móveis planejados. Uma delas é não bater as suas portas e gavetas com força, as dobradiças das portas são feitas para fechar de uma determinada forma, quando se empurra com força, o mecanismo é forçado a acelerar e gera um impacto.

Com relação às portas, de armários, guarda-roupas etc, o melhor é não soltá-las para que fecham “sozinhas”. A dobradiça não é preparada para puxar todo o peso da porta, o que também pode danificar a peça.

Outra situação que pode ser prejudicial, é se pendurar ou deixar que as crianças se penduram nas portas de seus armários, pois também é uma atitude que força os mecanismos e acaba danificando seu móvel.

Fique atento para as dicas dos profissionais

Ninguém melhor que o especialista com quem você criou e desenvolveu o seu projeto para te dar dicas eficientes para cuidar de seu móvel planejado, não é mesmo?

Informe ao vendedor a real finalidade do móvel, para que dessa forma ele possa fazer as melhores indicações e não se esqueça de pedir dicas de cuidados, afinal de contas, como profissional ele conhece muito bem os materiais que compõem o seu móvel.

Conclusão

Tão importante quanto fazer um bom projeto e escolher os móveis dos seus sonhos que se encaixem em sua casa e rotina, é cuidar para que tenham uma boa durabilidade. Mantendo esses pequenos cuidados específicos, você irá garantir que seus móveis fiquem mais conservados, durem mais e façam com que a sua casa fique ainda mais bonita.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que aproveite as nossas dicas. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira conversar sobre a sua ideia de projeto para móveis planejados em BH, clique aqui e entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraço e até a próxima!

0 comentário
bottom of page