top of page
Buscar

Saiba o que você precisa considerar na hora de planejar a sua cozinha

Beleza e conforto são características bastante valorizadas na hora de tornar a sua casa mais aconchegante para você e sua família, mas alguns espaços da residência também necessitam de funcionalidade e praticidade para facilitar a rotina dos moradores. É o caso dos móveis de uma cozinha.

Por conta de sua versatilidade, esse ambiente deve ser projetado de modo que fique funcional e convidativo para todos os moradores. E nada melhor que os móveis de cozinha planejados para atingir esse objetivo com sucesso.

Neste artigo vamos te dar dicas preciosas para você conduzir a construção ou reforma da sua cozinha de forma tranquila e sem erros. Queremos de ajudar a ter a cozinha dos sonhos e evitar as dores de cabeças e contratempos. Continue lendo e comece já a sua reforma!

Por que investir em móveis planejado para a cozinha?

Diferente de móveis que já são comprados prontos, os móveis planejados têm todas as suas características adequadas ao tamanho, estilo e layout do ambiente em questão. Suas medidas são definidas com base no espaço disponível, seus acabamentos podem ser definidos conforme o gosto do cliente e o material de uma melhor qualidade.

Com um projeto personalizado é possível criar peças adequadas para cada cômodo da casa. No caso de uma cozinha, por exemplo, os móveis planejados tornam a disposição do espaço mais funcional para otimizar o dia a dia das pessoas que moram na casa e a utilizam.


O que considerar na hora de fazer o seu projeto?

Os móveis de cozinha planejados devem ser pensados em conjunto com um profissional para que dessa forma seja possível alinhar as expectativas de quem está reformando com as possibilidades do espaço.

Confira alguns dos principais fatores que devem ser considerados durante esse trabalho de planejamento que selecionamos para você:

1. Considere as suas necessidades

Busque identificar quais são os seus desejos e suas necessidades para este ambiente na hora de planejar. Esse cuidado inicial permitirá adaptar cada elemento do projeto às necessidades existentes identificadas.

2. Considere a circulação

Um ambiente planejado deve ser capaz de tirar máximo proveito do espaço disponível. Por isso, outro aspecto a considerar na elaboração do projeto é a distribuição dos móveis no ambiente.

É comum encontrar cozinhas repletas de armários para guardar louças e utensílios, mas essa pode não ser a melhor opção para o seu caso, com planejamento adequado, é possível prever áreas de circulação confortáveis e móveis que não apenas armazenem coisas, mas também decoram o ambiente.

3. Considera a altura dos moradores da casa

A altura dos moradores é outro ponto deve ser levado em consideração e nem sempre é. Afinal de contas, não adiantará de nada posicionar os armários ou prateleiras em locais muito altos ou muito baixos, dificultando seu acesso. Sendo um cômodo muito frequentado por todos os moradores da casa, o conforto e a praticidade são mais do que fundamentais.

4. Pense em uma bancada funcional

Na hora de projetar a sua bancada, é preciso levar em consideração os pontos de saída de água disponibilizados em sua cozinha, caso seja necessário deslocá-los para trabalhar os alimentos de maneira mais ergonômica.

Outro ponto a se prestar atenção é com relação ao espaço, lembre-se que sua bancada deve ter um tamanho adequado, não é necessário exagero, mas lembre-se de reservar um bom espaço para que possa manusear alimentos e utensílios no dia a dia.

5. Escolha um material adequado para a bancada

Quanto ao material, é preciso estar atento, pois vários revestimentos não são adequados para áreas molhadas. Os mármores, por exemplo, não são indicados por serem porosos, a madeira também não é uma boa opção quando o assunto é água. O ideal é consultar um profissional para escolher o material mais adequado.

Quais cuidados tomar neste ambiente?

A escolha dos móveis de cozinha planejados também deve considerar a umidade, que é uma característica desse espaço, que pode ser proveniente da água da pia, do vapor gerado em processos de cozimento, etc.

Tomar os devidos cuidados e escolher os móveis certos para o seu ambiente evitarão danos à estrutura e ao acabamento dos seus móveis. Afinal de contas, por mais resistentes que sejam os materiais escolhidos para a fabricação, eles podem ter sua vida útil bastante reduzida se tiverem contato frequente com a água e a umidade.


Busque se inspirar

A aparência da sua cozinha planejada é uma escolha pessoal, use toda a sua criatividade para deixar a sua cozinha planejada acolhedora e do seu jeito. Além disso, busque referências das combinações de cores e materiais que você gostou e tente aplicar em seu projeto.

Mesmo algo tão simples como a cor de seus puxadores de armários, as cores dos revestimentos utilizados e os modelos podem fazer uma grande diferença em sua cozinha e deixá-la com a sua cara.

Hora de escolher os móveis

Após definir o seu projeto de reforma, o segundo passo que também é de extrema importância é escolher bem a empresa que vai fazer seus móveis planejados. Isso porque, além da beleza e segurança, eles irão te ajudar com o seu projeto, dando dicas com relação a organização do espaço e apresentar o que há de melhor disponível no mercado.

Escolhendo uma empresa séria, você irá evitar muitas dores de cabeça no futuro, tendo certeza que os materiais utilizados são realmente de qualidade e que os móveis foram muito bem projetados e desenvolvidos.

A Arte Módulos WM é referência neste mercado aqui em BH e está há mais de 25 anos fazemos os melhores móveis planejados com profissionalismo e seriedade, elaborando projetos de alta qualidade que surpreendem os clientes. Conte conosco para realizar o seu projeto!

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas para planejar a sua cozinha. São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença em seu resultado final.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou esteja interessado em saber um pouco mais sobre cozinhas planejadas? Clique aqui e entre em contato conosco para mais informações, estamos à disposição.

Abraço e até a próxima!

0 comentário
bottom of page