top of page
Buscar

Sala de estar perfeita: 6 dicas que você precisa saber para ter uma



Para muitos, o cômodo mais importante da casa, onde passamos a maior parte do nosso tempo, seja em família relaxando ou recebendo os amigos, é justamente a sala de estar. Se trata de um local que pode e deve esbanjar conforto, funcionalidade e muita personalidade, atendendo as necessidades dos moradores.


Para que isso seja feito da melhor forma possível, a escolha de materiais, objetos de decoração e principalmente dos móveis que vão compor o cômodo precisam estar muito bem alinhados com as funções do espaço e gosto pessoal de todos que vivem no imóvel.


A sala é a alma da casa e manter esse local confortável, organizado e com a cara da família é fundamental para tornar esse espaço tão especial. Se você está planejando reformar a sua sala de estar e torná-la mais aconchegante, funcional e bonita, continue a leitura e confira este conteúdo que preparamos para você com dicas sobre o assunto!


1. Faça um bom planejamento

Embora possa parecer uma tarefa simples, montar uma sala de estar requer alguns cuidados. Para que tudo fique de acordo com os anseios com relação ao espaço, o primeiro e talvez o mais importante passo é fazer um bom planejamento.


Antes de sair comprando tudo que vê pela frente, planejar a reforma ou construção da sua sala é essencial, definir quais móveis você quer no cômodo de acordo com suas funções, tirar medidas, definir orçamento, etc.


Traçando o seu plano, vai ficar muito mais fácil visualizar o espaço que cada móvel irá ocupar no seu ambiente e como tudo irá ficar em conjunto. Tire as medidas de tudo no cômodo, inclusive portas e janelas, o espaço necessário para abri-las tranquilamente, o espaço onde cada móvel irá ficar, etc. Desse modo você saberá qual o tamanho máximo que cada peça poderá ocupar no espaço.


Optar por investir em móveis planejados é uma ótima forma de aproveitar ao máximo o espaço disponível no cômodo e de ter móveis totalmente personalizados e funcionais, tornando o espaço ainda mais útil e aconchegante.


2. Defina o seu estilo

Depois de fazer seu planejamento e tirar todas as medidas, você deve definir qual estilo de decoração pretende seguir, para então começar a planejar seus móveis e escolher objetos decorativos. Neste momento, leve em consideração a sua rotina e dos demais moradores da casa, dessa forma irá escolher móveis e objetos decorativos que fazem sentido.


3. Quais móveis escolher para a sala de estar?

Uma sala de estar é composta por móveis e itens decorativos com diferentes finalidades. Para começar, um dos itens principais e mais essenciais que logo vem na mente quando falamos em sala de estar, é o sofá. Se trata de uma peça que tem muita funcionalidade dentro do cômodo, por isso deve ser muito bem pensada.


Considere sempre o conforto, mas é claro, não deixe o design para lá, hoje em dia é muito fácil encontrar móveis que esbanjam conforto, funcionalidade e beleza juntos. E você também pode optar por investir poltronas ou cadeiras personalizadas para receber os seus amigos e familiares em visitas.


Normalmente é na sala onde acomodamos a TV, nesse caso, será necessário optar por um apoio para ela, você pode escolher entre um rack, um painel ou até mesmo uma bela estante, isso vai depender do seu gosto, necessidades e orçamento.


Você também pode escolher uma mesa de centro, é uma peça de decoração que traz acabamento ao ambiente mas que ao mesmo tempo é extremamente funcional, pois é possível apoiar objetos do dia-a-dia como copos, tigelas, livros, cadernetas, etc.


Com relação aos móveis que vão ficar em sua sala, o mais importante é focar em suas necessidades do dia a dia e como os móveis podem facilitar a sua rotina de modo geral e ao mesmo tempo trazer mais personalidade para o seu ambiente.


Os móveis planejados são sempre uma ótima opção pois são opções personalizáveis, feitos sob medida para a sua casa e com muita qualidade, pensados exatamente para o ambiente e para as suas reais necessidades. Lembre-se também de fazer suas escolhas seguindo suas referências de estilo.


4. Escolha bem as cores do ambiente e dos móveis

As cores devem ser muito bem pensadas para não deixar o cômodo muito carregado, afinal de contas, se trata de um cômodo que também servirá para relaxamento e descanso. Então opte por uma paleta de cores que seja mais neutra para o cômodo, deixando assim os toques de cor para os objetos decorativos.


Mas caso você realmente queira apostar em cores mais chamativas, mantenha a sobriedade em todo o resto e aposte em um sofá colorido, por exemplo, para dar um charme para sua sala e destaque a peça, ou até mesmo deixe uma parede em evidência com uma cor mais vibrante.


5. Iluminação aconchegante

Pensar na sala de estar perfeita é pensar em todos os detalhes que fazem ela ser assim. Por isso tudo deve ser pensado, inclusive a iluminação. Além de buscar aproveitar ao máximo a luz natural que entra pelas janelas da sua casa durante o dia, aposte em mais de uma forma de iluminação artificial para criar um ambiente aconchegante também durante a noite. Vale a pena considerar utilizar trilhos de spots e lustres pendentes.


6. Hora de escolher complementos

Preste bastante atenção também nos demais complementos que irá trazer para seu espaço, como cortinas, almofadas, quadros e tapetes que farão parte do ambiente. Obras de arte são uma ótima forma de deixar sua sala de estar mais elegante e também existem diversos tipos e estilos de pinturas, estatuetas e demais peças de arte que podem ser utilizadas.


Conclusão

Na hora de montar a sua sala, não se esqueça, menos é mais, cuide para não acumular muitos móveis e objetos e abarrotar a sua sala com itens de decoração que no fim não vão trazer estilo e sim deixar a sua sala com muita informação e pouca funcionalidade. Isto deixará seu cômodo poluído visualmente e até mesmo pode dificultar a locomoção no espaço.


Se estiver com dívidas com relação ao planejamento da sua sala de estar, é só entrar em contato conosco e conversar com um especialista em móveis planejados. A Arte Módulos WM, que já está no mercado desde 1993, trabalhando com profissionalismo e seriedade, elaborando projetos de alta qualidade que surpreendem a todos.


Caso tenha ficado com alguma dúvida ou esteja interessado em saber um pouco mais sobre móveis planejados para sala de estar ou demais cômodas da sua casa, clique aqui e entre em contato conosco para mais informações, estamos a disposição.


Grande abraço e até a próxima!


0 comentário
bottom of page